MAIS DE 7 DÉCADAS DE AMOR E CUIDADO COM RIO VERDE

SOMOS UM HOSPITAL FILANTRÓPICO
Construção do HPDG

Como tudo começou.

Nossa história começa na década de 30. Tida como uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Neste período, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que o Füher chamava de "raças inferiores", em especial os judeus. É o início da Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Mas nem tudo eram desgraças, pois Deus tinha planos para um jovem casal de missionários americanos.

Dr. Donald C. Gordon e D. Helena Gordon foram enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central. Mal sabiam eles que seriam precursores de um grande trabalho de cura e evangelização na cidade de Rio Verde, em Goiás. Construíram o Hospital Evangélico de Rio Verde, chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon. Várias pessoas foram beneficiadas pelo trabalho deste casal e de seus seguidores. Muitas lutas, conquistas e pessoas que tiveram o corpo e a alma restaurados.

Dr. Gordon, como médico e missionário, sempre cuidou dos dois lados da saúde: a física e a espiritual. O que nos remete ao objetivo principal de todo nosso trabalho - Salvar vidas como um todo: espírito e corpo. Depois de mais de sete décadas os trabalhos guiados por Deus e iniciados pelo casal Gordon continuam a ser efetuados.

O Hospital Presbiteriano Dr. Gordon nasceu da vontade do Dr. Donald C. Gordon de servir a Deus e ao próximo através da ciência da medicina. Sendo instrumento de Deus na evangelização dos povos. “(...) Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito." - Mateus 21:21

Fachada do HPDG

O Hospital Evangélico de Rio Verde – Hospital Presbiteriano Dr. Gordon - é uma entidade sem fins lucrativos, constituída como associação civil, fundada em 01/09/1937, portadora dos títulos de utilidade pública nas esferas: Municipal (Lei nº 600, de 05/11/1963), Estadual: Lei nº 7.725, de 30/10/1973) e Federal (Decreto de 14/01/1994, publicado no diário oficial da união em 17/01/1994), devidamente inscrito no CNPJ/MF sob o nº 02.608.131/0001-81, com sede à Rua Abel Pereira de Castro, 644 – Centro, na cidade de Rio Verde, Estado de Goiás.

MISSÃO

Cuidar de vidas com excelência e princípios de fé cristã reformada.

VISÃO

Ser um hospital de excelência, reconhecido como filantrópico pela sociedade.

VALORES

• Amor e Fé Cristã Reformada;

• Ética e Integridade;

• Qualidade;

• Sustentabilidade;

• Segurança;

• Inovação;

• Equidade;

• Transparência;

• Humanização;

• Desenvolvimento de pessoas;

Confira também:

Perfil de atendimento

O HPDG é um hospital geral de médio porte, com 117 (cento e dezessete) leitos de internação. O corpo clínico é composto de por mais de 160 profissionais nas diversas especialidades médicas, sendo: Clinica e Cirurgia geral, oftalmologia, anestesiologia, hematologia, dermatologia, endocrinologia, proctologia, cardiologia, radiologia intervencionista, reumatologia, neuro-cirurgia, infectologia, nefrologia, angiologia, geriatria, neurocirurgia, neurologia, urologia, gastroenterologia, ortopedia/traumatologia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia, pneumologia, hematologia, cardiovascular.

O quadro de colaboradores é composto por mais de 400 profissionais capacitados para um atendimento com qualidade e excelência aos pacientes. Possui localização estratégica, com amplo atendimento e ampla abrangência regional para mais de 27 municípios.

Galeria de Fotos do HPDG Capelania - Conheça o trabalho que tem curado almas. Galeria de Fotos do HPDG
LINHA DO TEMPO
Construção da Capela

1929 – Dr. Gordon chega ao Brasil com sua esposa Dona Helena e filhos enviado pela United Presbyterian Church dos Estados Unidos para trabalho como médico missionário na Missão Brasil Central.

1937 – Dr. Gordon funda o “Casa de Saúde Evangélica de Rio Verde” em uma casa alugada na Praça São Sebastião.

1940 – O hospital adquire terreno próprio, onde encontra-se até os dias de hoje;

1942 – Funda-se a Escola de Enfermagem Cruzeiro do Sul;

1962 – Dr. Gordon se aposenta aos 65 anos de idade, recebe busto e placa. Dr. Carlos Patrício assume a direção do HERV.

1963 – Construção do laboratório, maternidade e clínica. A prefeitura de Rio Verde reconhece o Hospital Evangélico como de Utilidade Pública Municipal.

1969 – Construção adicional inclui um centro cirúrgico com três salas e novos quartos para pacientes;

1972 – Novas adições incluem: pediatria, internação de clinica médica, sala de recuperação, e dobra a capacidade de pacientes internos com 52 leitos;

1973 – O Governo de Goiás certifica o Hospital Evangélico como de Utilidade Pública Estadual. A diretoria é revezada entre os médicos: Dr. Benjamim Spadoni, Dr. José Marques e Dr. Paulo de Tarcio.

1975 – A Central Brazil Mission da United Presbyterian Church of USA transfere do controle do hospital para a Igreja Presbiteriana do Brasil. O departamento de serviço social é fundado por Nelci Spadoni.

1979 – Novas adições incluem: pronto atendimento, ala da maternidade, ala administrativa e passa a ter 102 leitos.

1983 – A posição de um capelão de tempo integral é criada e ocupada pelo Rev. Eudoxio Santos Júnior.

1987 – O hospital celebra seu 50º aniversário, com a presença do Dr. Gordon e Dr. Carlos Patrício.

1989 – Construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI);

1994 – O Presidente da República certifica o Hospital Evangélico de Rio Verde como de Utilidade Pública Federal.

1997 – Dr. Gordon celebra 100 anos de idade em Rio Verde com 54 membros de sua família.

1998 – Dr. Gordon morre, com 101 anos de idade na Presbyterian Home Washignton, DC.

1999 – Laboratório recebe novo prédio, tornando-se o maior da região na época.

2000 – O Hospital Evangélico de Rio Verde passa a chamar-se Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, em homenagem ao seu fundador.

2001 – Oito Igrejas Presbiterianas da Carolina do Norte, vieram para Rio Verde com 42 missionários e doaram e construíram a Capela do hospital e reforma do Centro Cirúrgico pelo Denver Presbytery.

2004 – A Capelania do Hospital funda o Projeto Presbiteriano Pão da Vida com a ajuda das igrejas americanas.

2006 – Foi inaugurado a reestruturação de 14 apartamentos pelo Conselho Deliberativo, Médicos do Corpo Clínico e funcionários, através de doação,

2007 – Inaugura-se a Hemodinâmica para os tratamentos neurológicos e cardiológicas. Tomografia computadorizada, agência transfusional e foi realizada a primeira cirurgia cardíaca. Inaugura-se também o Serviço de Oncologia.

2009 – Realiza-se o 1º Simpósio de Saúde, com a participação de vários acadêmicos e profissionais da área de saúde.

2010 – Comemora-se o aniversário de 73 anos com a presença do Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB.

2011 – Inauguração da “Brinquedoteca hospitalar”; “Casa Helena Gordon” e a “Casa June Woodall”.

2012 – Reforma da Unidade de Terapia Intensiva amplia mais um leito, passando para nove leitos.

2013 – Mudança de estatuto; Reforma UTI; Contratualização; Novo modelo administrativo.

2014 – Reforma ala da Pediatria; Gerador de energia doado pela BRF; Ampliação da rede oxigênio e ar comprimido atendendo todos os leitos do hospital; Reforma parcial dos leitos destinados ao SUS e do posto 2 de enfermagem; Aquisição de equipamentos hospitalares; Aquisição de equipamento de TI (servidores); Reforma do prédio do Laboratório; Revisão do telhado e pintura da Capela; Novo sistema de nutrição; Reforma do sistema de arquivamento de prontuário do Hospital.

2015 – Através de emendas parlamentares o hospital contou com uma serie de melhorias: Novos equipamentos para o Centro Cirúrgico (foco, mesa cirúrgica, cardioversor, carrinho de anestesia e instrumentais cirúrgicos); Reforma e modernização da Central de Material Esterilizado – CME, passando a contar com os equipamentos mais modernos da cidade de Rio Verde; Realização da troca de todas as camas da UTI, contando agora com camas eletrônicas modernas que permitem melhor monitoramento dos pacientes. E ainda em 2015: Aquisição de equipamento de TI (computadores); Implantação de novas plataformas de tecnologia; Troca de telhado do prédio da antiga escola Cruzeiro do Sul e Centro Cirúrgico; Nova CME (Central de Material Esterilizado); Nova lavanderia; Reforma das cadeiras de acompanhantes; Novos letreiros na fachada principal.

2017 – Modernização da recepção central, proporcionando maior conforto aos nossos pacientes.

2017 / 2018 – Troca dos telhados .

2018 –  Inauguração da UTI neonatal , Unificação dos serviços de imagens e laboratório.

VOLTAR AO TOPO

(64) 3611-4600         contato@hpdg.org.br

Rua Abel Pereira de Castro, 644 - CEP:75.901-060 - Rio Verde - Goiás

Igreja Presbiteriana do Brasil SUS

PRÊMIO 2017

PRÊMIO 2017